07/05/2021

Energia Vital

“No estado de saúde do indivíduo reina, de modo absoluto, a força vital de tipo não material (Autocratie) que anima o corpo material (organismo) como “Dynamis”, mantendo todas as suas partes em processo vital admiravelmente harmônico nas suas sensações e funções, de maneira que nosso espírito racional que nele habita,  possa servir-se livremente deste instrumento vivo e sadio para o mais elevado objetivo de nossa existência.” (Parágrafo 9 – Organon da arte de curar – Samuel Hahnemann)

Em Homeopatia, saúde é o equilíbrio da energia vital, e doença o desequilíbrio de tal força.

Quando o homem adoece é efetivamente devido a alguma influência dinâmica de um agente morbífero, no força vital do organismo. Somente o princípio vital afetado em tal anormalidade pode conferir ao organismo as sensações adversas, levando-o, assim, a funções irregulares a que damos o nome de doença.

E para efetuar a verdadeira cura da doença, faz-se necessário a utilização de  medicamentos dinâmicos que irão atuar na força vital – conferindo equilíbrio  e retornando a saúde.

Para compreendermos um pouco mais sobre o que é influência dinâmica, força dinâmica – Hahnemann nos orienta da seguinte forma: “Percebemos que a nossa Terra, por uma força secreta e invisível faz girar sua Lua em 28 dias e algumas horas e como, por sua vez a Lua, alternadamente, em horas fixas faz subir nossos mares do norte nas marés cheias e durante as mesmas horas novamente os faz descer nas marés baixas. Vemos isso e nos admiramos, porque nossos sentidos não percebem de que modo ocorre. Sem dúvida, tal não acontece por meio de instrumentos materiais nem por disposições mecânicas, como nas obras humanas.”

A energia vital é a força que dá vida aos seres materiais. Está presente em todos os reinos da natureza. No mineral encontra-se adormecida. Nos vegetais e animais está ativa e desperta – conferindo dinamismo aos mesmos.

Como os medicamentos homeopáticos são elaborados através dos minerais, vegetais e animais – durante o processo da dinamização – a energia vital presente nos mesmos é liberada e se fixa de forma harmônica nas moléculas de água – cada um conforme sua espécie.

Assim – o medicamento homeopático – será prescrito utilizando-se a Lei dos Semelhantes (Sintonia), conforme análise criteriosa de um bom Homeopata. Tal medicamento irá proporcionar equilíbrio dinâmico – na energia vital desequilibrada do paciente – conferindo saúde e cura dos processos enfermiços.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as novidades do site em seu e-mail. Além de ser informado de novos artigos, jogos interativos, lançamento de cursos e outras novidades, você ainda receberá todo mês uma Promoção Exclusiva do site!


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletter:

Terapias Energéticas