Visitar o passado é algo que devemos fazer raramente, apenas quando for necessário limpar algo que ficou impregnado, pois estas visitas nos distanciam do presente. Se algo o impede de vivenciar o agora, volte ao passado porém, somente para a situação que te impede de viver o presente. E então limpe a casa. Sempre digo que nada é impossível, basta desejar o seu bem-estar acima de tudo. É um trabalho árduo, contínuo e algumas vezes precisaremos de ajuda. Existem situações que não damos conta sozinhos e para seguir, é preciso dividir. Ao dividir estaremos ao mesmo tempo aprendendo e e ensinando.
Ao fazermos esse trabalho, nos tornamos conscientes o suficiente para viver o presente. Pois temos um outro agravante e adivinhem qual? Querer viver um futuro que ainda nem existe. Futuro esse pelo qual ansiamos e fantasiamos, novamente fugindo do presente. Nem no passado e tampouco no futuro.
Estar liberto é poder viver cada dia o momento presente, deixar o passado um pouco de lado, e também parar de pensar no futuro pelo qual ansiamos. É conscientizar-se do agora e tentar viver o mais plenamente possível. É sentir-se vivo sem amarras, sem fantasias. Apenas ser. Então a vida nos trará novas situações. Se constantemente revivermos lembranças e situações de algo que já foi, que serviu somente para aquele momento, iremos continuar presos a situações que nos paralisam. Já pararam para pensar que vivemos “momentos”? Então o que vivemos no passado foram apenas momentos que precisávamos experienciar, positivos ou não.
Precisamos ter o equilíbrio e para isso, é preciso sair das extremidades e viver no meio.
E onde está o meio? No presente.
Podemos tudo aquilo que for para o nosso bem, para nosso crescimento e principalmente, para termos a consciência de que só depende de nós. “Estar presente” é nosso maior presente.
Denise Araújo
Nem tanto ao céu, nem tanto a Terra. Atriz, uma pessoa buscando sempre o equilíbrio e o caminho de encontro a minha alma na vida e nos palcos.