Nosso Chakra do Plexo Solar é um importante centro energético. Conhecido também como Manipura, é dele que vem nossa força de vontade, auto-disciplina e poder pessoal. Por isso, está também intimamente ligado à nossa auto- estima. O quanto acreditamos em nós mesmos assim como nossa sensibilidade às criticas são dois indicadores significativos de seu funcionamento.
O Chakra do Plexo Solar também está muito ligado ao nosso terceiro campo energético, o campo mental. Por isso, é através deste chakra que podemos ter um entendimento mental do nosso eu emocional. Um Chakra do Plexo Solar equilibrado nos permite viver com determinação e confiança. Somos capazes de criar limites saudáveis em nossas relações e defender nossos pontos de vista sem agressividade. Permite um auto-conhecimento saudável, sem culpa ou julgamentos, mas numa busca constante por melhorias, num aprendizado saudável.
Esta mesma visão se estende para os outros, sem o julgamento pernicioso, que denigre. Você sabe o seu lugar no Universo, e está em contato com seu brilho pessoal. Pessoas com este chakra equilibrado irradiam calor humano e alegria, sem desejo de subjulgar ninguém.
É através deste Chakra também que sentimos muitas das nossas intuições. Sabe aquela súbita “pontada no estômago” que temos ao receber uma notícia? Ou quando passamos por alguma situação corriqueira mas algo nos diz que algo não está bem? É o nosso chakra do plexo solar captando as energias do ambiente ou da situação.
O Chakra do Plexo Solar em desequilíbrio pode acarretar uma série de consequências físicas e emocionais. Entre as emocionais podemos citar baixa estima, falta de auto-controle, depressão, ansiedade, vícios, co-dependência e dificuldades com limites. Também temos dificuldades em apreciarmos nossas conquistas, e muitas vezes nos falta o impulso para iniciar as ações necessárias em nossas vidas.
Por estar muito ligado ao nosso campo mental, muitas de nossas crenças, positivas ou negativas, estão conectadas ao nosso terceiro chakra. Dificuldades neste chakra podem criar distorções de auto-imagem em relação aos outros. Assim uma pessoa irá sentir-se inferior aos demais, numa atitude depressiva ou de vitimização, ou também – no outro extremo – pode adquirir um sentimento de superioridade, tornando-se excessivamente crítica e autoritária. Não é raro que alterne entre estes dois extremos.
Em relação ao aspecto físico, também nosso Chakra do Plexo Solar tem fundamental importância. Todos os aspectos de nosso trato digestivo, inclusive a assimilação de nutrientes, são controlados pelo terceiro chakra. Seus desequilíbrios podem acarretar diversos problemas, como úlceras, má digestão, gases, náusea, diabetes, hipoglicemia, artrite, asma e outros problemas respiratórios. Também dores nos nervos, fibromialgia, problemas nos rins e fígado. Seu mal funcionamento também afeta nossa capacidade de ganhar ou perder peso de forma natural.
1. Sinta o Sol
O Sol é o nosso astro maior, nossa fonte de prana e vida. Passar alguns momentos em contato direto com o Sol é extremamente benéfico para recarregar suas energias. Uma simples caminhada matinal ao sol ou relaxar no sol da tarde com um refrescante copo de suco já auxiliam e muito no reequilíbrio deste chakra.
Dê preferência para os horários mais saudáveis do sol, evitando o horário de pico. Para um melhor aproveitamento, escolha roupas que permitam o máximo de contato da pele com a energia solar. Assim você também ganha um banho de vitamina D, uma importante aliada no combate a depressão e crises de ansiedade.
2. Observe o Fogo
O elemento do Manipura é o Fogo. Como um dos quatro elementos, sua energia é muito forte. Existem várias formas de se conectar ao elemento fogo. Sentar-se em frente a uma fogueira ou observar o fogo em uma lareira, são experiências muito positivas para seu chakra, podendo ter já efeitos positivos instantâneos.
Você também pode deixar uma vela acesa ao meditar. Para quem tem banheira, criar uma atmosfera com poucas velas perto da banheira durante um banho relaxante também é uma experiência ótima. Importante: Nunca deixe uma vela acesa sem estar presente no ambiente. Além disso, recomendo o uso de um porta-vela de vidro, que além de garantir sua segurança, impede que a vela se apague com o vento.
3. Faça Pilates ou Yoga
Para quem já pratica, tanto o Pilates como a Yoga estão repletos de movimentos que auxiliam no equilíbrio do seu Chakra do Plexo Solar, além de todo o seu Sistema de Chakras. São atividades que trabalham o corpo e a alma, e suas posições são ótimas aliadas para o equilíbrio e a liberação de bloqueios. Exercícios de torção, por exemplo, irão massagear e estimular a sua área do estômago e são muito indicados.
A Prancha é outro exercício muito bom para o Manipura. E não poderíamos deixar de citar a sequência de yoga “Saudação ao Sol”, uma sequência de movimentos da Yoga, é outro excelente exercício para auxiliar no equilíbrio do seu Chakra do Plexo Solar. É recomendado fazer a sequência em contato direto com o sol da manhã, ou ao menos numa posição em que possa vê-lo. Se você adquirir uma prática mais constante, certamente notará uma diferença positiva.
Ter um tapete de yoga próprio é sempre recomendável, pois irá proteger suas articulações do chão duro. É ideal para praticar em casa ou levar para passeios. Existem lindos Tapetes de Yoga, com preços e cores variadas, para servir de inspiração. Se você pretende levar seu tapete por aí, dê preferência para os modelos com alça ou bolsa, para facilitar o transporte.
4. Pratique Artes Marciais
As Artes Marciais são excelentes pois trabalham nosso centro de energia, oTantien, além de fortalecer nossa força interior e auto-disciplina, fatores fundamentais para um Chakra do Plexo Solar equilibrado. Foco, atenção, escolha do momento de recuar e de agir, todos estes aprendizados serão modelos positivos para serem aplicados em nossas próprias vidas. Também fortalece nosso centro de identidade ao mesmo tempo que ensina a respeitar o adversário. Uma excelente dica, para quem gosta!
5. Tenha Aulas de Teatro
Aulas de teatro são excelentes para trabalhar sua expressão pessoal. É uma forma divertida de trabalhar seu chakra do plexo solar. Os professores de teatro para iniciantes estão acostumados com a timidez inicial de seus alunos, e assim tem diversas dinâmicas e técnicas. Elas visam ajudar na integração com o grupo e no conhecimento de seus potenciais, de uma forma orgânica, natural. Muitos bloqueios são liberados naturalmente com suas muitas dinâmicas corporais.
Também o exercício de incorporação de personagens que o teatro pede é um profundo autoconhecimento. Em qual personalidade me sinto a vontade? Com qual papel me retraio? Assim, mesmo que não tenha a intenção de trabalhar com isso profissionalmente, o teatro é uma forma excelente de se conectar com seu corpo, com seus movimentos, e consequentemente, com seu poder pessoal, ao superar os medos pessoais.
Temos muitos medos relacionados ao terceiro chakra que são trabalhados no teatro. Medo de rejeição, de não ser bom o suficiente, medo da opinião dos outros, etc. Muitas escolas de teatro tem até cursos específicos para quem não deseja trabalhar como atriz ou ator, focados em utilizar as técnicas do teatro para trabalhar desenvoltura, expressão e auto-conhecimento de seus alunos.
6. Descubra as Artes Visuais: Pintura, Desenho, Fotografia
As Artes Visuais estão entre as formas mais pessoais de se expressar. É um lindo caminho para entrar em contato com todo aquele conteúdo interno que você nem sabia que estava ali. É rico, é colorido, é expressivo, é terapêutico. Crie algo só seu, para você! Use a abuse da sua criatividade, veja quanta beleza pode sair de dentro da sua imaginação. Não há necessidade de formas, nem de cores específicas. Faça uso da sua visão, para criar algo que não precisa fazer sentido, apenas existir. Pegue um pincel, uma câmera, um lápis, não importa! Apenas faça.
Para quem está iniciando, recomendo a Aquarela. Suave, fluida e com muitas cores, é ideal para quem só quer praticar, e extremamente terapêutico. Você nem precisa de cavaletes ou telas para iniciar, com um bloco de papel especial para aquarela e um pequeno kit de tinta aquarela você já pode começar. Além de que, por ser solúvel em água, a tinta aquarela é simples de limpar depois, tanto das mãos como dos pincéis.
7. Saia da Rotina
Quanto tempo faz que você não experimenta algo novo? Pode ser um caminho diferente para voltar para casa, uma roupa de uma cor que você nunca usa, ou mesmo uma sobremesa que você nunca experimentou. Você sempre escolhe o sorvete de chocolate? Experimente hoje um sabor que você nunca provou. Você pode até não gostar, mas isto não é o importante. O importante é que você se permitiu experimentar, teve novas sensações, novos aprendizados.
Aproveite uma promoção e faça uma viagem. Ou vá naquele curso que sua amiga te convidou, aquele que você achou “diferente”. Ou então matricule-se naquele curso que você sempre teve vontade de fazer, mas sempre adiou.
Quanto mais contato temos com novas experiências, mais nos tornamos adaptáveis aos imprevistos da vida. E assim, quando realmente algo sair da rotina na sua vida, você não se sentirá tão desorientado. É um exercício, que nos tornará mais fortes e receptivos aos imprevistos. Isto é o verdadeiro empoderamento, pois vem de dentro, e não depende das circunstâncias externas.
8. Faça as Pazes com Suas Escolhas
Quem nunca teve dificuldades em fazer escolhas na vida? Ter momentos de indecisão é natural ao ser humano. Mas eles devem ser momentos. Muita dificuldade em fazer escolhas, mesmo aquelas pequenas, são sinais de um Chakra do Plexo Solar não equilibrado. Exercite fazer escolhas em sua vida sem questionar tanto, especialmente aquelas do dia a dia, corriqueiras. Quanto mais você praticar nas escolhas “pequenas”, mais facilidade terá nas escolhas mais difíceis. O ato de escolher em si é um ato de empoderamento. No entanto, se assim que fizermos uma escolha, começarmos a duvidar ou questionar nossa própria decisão, nos sentiremos enfraquecidos.
Assim assuma suas escolhas, valorize-as. Mesmo que você sinta medo ou seja uma escolha difícil para você, a partir do momento que você decidir, não olhe para trás. Não pense no “e se eu tivesse…”. Você fez uma escolha, e ela te levou a uma vivência. E a vida é isso, ela é feita de vivências. E todas são úteis, todas são válidas. Tudo está certo, sempre.
9. Pratique Meditação
Meditações também são uma excelente forma de trabalhar seu Manipura. Abaixo compartilho uma meditação específica para trabalhar o plexo solar, com resultados muito positivos:
10. Não ignore sua Intuição
O Chakra do Plexo Solar é outro importante centro muito ligado à nossa intuição. Apesar de muito se falar na relação entre o terceiro olho e a intuição, é no plexo solar que “sentimos” muitas coisas, relacionadas ao que ocorre ao nosso redor. Ele não trabalha com a visão, como o terceiro olho, mas sim com o sentir. Sabe quando você entra em um ambiente e simplesmente sente algo estranho no ar? É o seu terceiro chakra se manifestando. Algumas pessoas mais sensíveis, inclusive, chegam a passar mal do estômago em certos ambientes, tal sua sensibilidade. Melhor forma de trabalhar isto? Esteja atento ao seu sentir, à esta intuição mais “visceral”. Ela não costuma falhar.
11. Saia da Posição de Vítima
Comece a observar seu discurso. Quando todos os problemas de sua vida são sempre causados pelos outros, talvez seja o momento de reavaliar sua postura. O vitimismo nada mais é que uma defesa, e muitas vezes nem nos damos conta que estamos utilizando-o. Sempre temos o poder de mudar nossas vidas, a mudança está em nós, antes de tudo. Pessoas com um chakra manipura subativo muitas vezes acabam entrando em situações onde se doam demais, e sentem-se desvalorizados. O maior aprendizado é conseguir trazer para sua vida antes de tudo a auto-valorização. Somente com a auto-valorização conseguiremos atrair para nossas vidas a valorização externa. Isto requer coragem, auto-análise e prática. Às vezes precisamos aprender a dizer não.
Em muitos casos também precisaremos de uma ajuda externa. Assim, não hesite em buscar apoio, seja de uma terapia, um tratamento energético, ou mesmo o apoio de uma amiga ou pessoa em que confia. Mas o primeiro passo é reconhecer estes padrões dentro de si.
12. Fique Bem Sozinho
Você consegue ficar sozinho? Ir a um restaurante sozinho, ir ao cinema – somente você e sua pipoca? Este é um exercício muito bacana de se fazer, para trabalhar seu empoderamento. Experimente fazer algo sozinho. Pode ser até uma viagem! Um cruzeiro, uma trilha, um resort ou acampar no meio do mato, o que for mais o seu estilo. Pessoas que fazem uma viagem sozinhas pela primeira vez costumam voltar apaixonadas pela experiência.
Se uma viagem sozinha ainda é algo muito grande para você, experimente fazer pequenas atividades. Especialmente aquelas atividades que você só faz acompanhada(o). Vá ao cinema, saia para jantar. E observe como se sente. Sente-se julgado? Sinal que você mesmo está se julgando. Experimente relaxar, desapegue-se da opinião dos outros e curta sua própria companhia. É libertador.
13. Pratique a Liderança
Esta dica é especialmente para aqueles que tem dificuldades em colocar-se em posições de destaque. É um desafio, sim, mas aqui estamos propondo dicas para justamente sair da zona de conforto.
Todos nós, sem excessão, temos habilidades de liderança fantásticas, que ficam como potencial em nosso chakra do plexo solar. Muitas vezes fugimos dos holofotes, por medo de rejeição ou timidez. Se conseguirmos, pouco a pouco, nos desafiar, e praticarmos ser mais “corajosos”, isto trará uma injeção de ânimo para nosso chakra. Com isso, logo você sentirá-se muito mais motivado, em todas as áreas de sua vida. A verdade é que sempre somos melhores do que julgamos, e a oportunidade de tomar a iniciativa, seja para apresentar uma palestra, coordenar um trabalho de grupo, ou até mesmo levantar a mão para expôr uma ideia nova numa reunião… tudo isso nos auxiliará em nossa jornada de autoconhecimento e empoderamento pessoal.
Caso sinta-se inseguro em praticar em seu trabalho a liderança, experimente com seus amigos. Você cozinha bem? Convide seus amigos para participar da preparação de um pequeno jantar em sua casa, com você no comando. Tem um assunto que manja muito? Abra um grupo de discussão e convide as pessoas. São pequenos atos, que te auxiliarão e muito no processo de autoconhecimento. Você sentirá-se muito mais forte ao final.
14. Use e Abuse da Cor Amarela.
O amarelo é alegre, jovial, e nos enche de vitalidade. Visualize-se recebendo uma chuva de raios de sol, que te preenche e carrega de todo potencial desta cor tão cheia de luz. Traga o amarelo para sua vida em suas roupas e acessórios. Decore sua casa com almofadas amarelas, ou coloque um simples porta-retratos amarelo, para trazer esta vibração para seus aposentos.
O amarelo atrai luz e trás abertura para nossas vidas. Para ambientes pequenos, você pode também utilizar luminárias coloridas, que permitem escolher a cor. Hoje existem também diversas lâmpadas coloridas em led, com controle remoto, que permitem deixar o ambiente na cor desejada.
15. Entoe o Mantra RAM.
Entoe o mantra RAM, repetidamente. Sente-se em uma cadeira confortável, com os pés bem apoiados no chão, e os olhos fechados. Você pode fazer junto com o Matangi Mudra (item 16).
16. Mudras.
Mudras são posições do corpo que tem influência nas energias do corpo e são muito utilizados nas posições de Yoga e exercícios de respiração. Para ativar o Chakra do Plexo Solar, utilize o Matangi Mudra. Forme o mudra com as mãos e mantenha as mãos na região do seu estômago, ou apoie em seu colo. Concentre-se no Chakra do Plexo Solar. Entoe o Mantra RAM.
17. Use Frases de Afirmação.
As frases de afirmação funcionam como mantras. Elas ativam áreas de nosso inconsciente, auxiliando-nos a substituir crenças antigas que não nos servem mais, por estas novas palavras de empoderamento. Assim quebramos velhos padrões de pensamentos e fortalecemos os valores e verdades que queremos para nossas vidas. Seguem frases que ajudam nosso Chakra do Plexo Solar:
“Eu posso. Acredito em mim.”
“Eu sou abundância, poder e satisfação pessoal.”
“Eu mereço ser amado e respeitado por todos ao meu redor.”
“Eu sou pleno. Eu me amo e me aceito.”
“Eu me respeito e respeito aos outros.”
18. Cuide da Sua Alimentação.
Grãos são muito recomendados para o Chakra do Plexo Solar, assim como cereais, sementes de girassol, aveia, abóbora, lentilhas, batata doce, arroz integral. Fibras também são aliadas. Importante lembrar que caso você tenha restrições à esses alimentos, sempre há outras formas de trabalhar seu chakra do plexo solar. O mais importante é evitar alimentos industrializados na medida do possível, optando por uma alimentação natural.
19. Pratique o Humor
O humor é um excelente aliado em nossos desafios diários. Não leve tudo tão a sério, e o mais importante, não leve-se tão a sério tampouco. Muitos de nossas divergências surgem quando queremos provar nossa importância para os outros. Se levarmos as coisas com um pouco mais de bom humor, tudo fica mais leve. Ao nos permitir rir de nós mesmos, e encontrar graça em nossos pequenos erros, conseguimos nos libertar de um peso tremendo. Com humor, encontramos liberdade.
20. Cristais
Ah os cristais! Sempre presentes na lista, sempre nossos amigos. Muitos não tem ideia do poder de transmutação que os cristais tem, tanto para limpeza de ambientes, como para equilíbrio de nossos chakras e campos energéticos. A seguir alguns cristais indicados para nosso Chakra do Plexo Solar: Topázio amarelo, citrino, âmbar, turmalina amarela, quartzo rutilado dourado, pérola, jaspe, olho de tigre, malaquita e a rodocrosita.
21. Aromaterapia e Óleos Essenciais.
Os óleos essenciais conseguem concentrar suas propriedades de forma a atuar em nossos campos sutis. Seja pelo aroma ou pela imposição na pele, seus usos nos auxiliam no equilíbrio. Conheça alguns óleos essenciais e aromas benéficos para nosso terceiro chakra: lavanda, hortelã, erva-doce, laranja, bergamota, cedro, manjericão, rosa e camomila.
22. Mãos de Luz, Reiki e demais Terapias Holísticas
As terapias energéticas são um dos caminhos mais rápidos para o equilíbrio de nosso Sistema de Chakras. Aqui oferecemos a “Terapia de Integração Psicoenergética”, ou “Mãos de Luz“, baseada no trabalho de Bárbara Brennan. As sessões de Mãos de Luz atuam com técnicas variadas de trabalho em diversos níveis de nosso campo energético, com o objetivo de restaurar o fluxo energético de nosso corpo ao seu estado natural, de saúde e conexão com nossa centelha divina.
Para saber mais e agendar, acesse AQUI nossa página de agendamento de sessão. Atendimentos à Distância.
Esperamos que tenham aproveitados as dicas! Namastê!
Artigo escrito por Mirela Fioresy
Gostou do Artigo?
Veja agora nosso Vídeo Animado com as 22 Dicas para o Chakra do Plexo Solar Resumidas. Aproveite e Inscreva-se em Nosso Canal: Youtube Terapias Energéticas
Série Como Ativar e Equilibrar Seus Chakras:
Gostei muito das dicas, pois tenho problemas digestivos, falta de apetite, facilidade de perder peso. Já sou magro, com dificuldade de recuperar peso. Gratidão!
Ficamos felizes em ajudar, José Alberto! Gratidão pelo comentário.
Obrigada pelas dicas, tenho certeza que me ajudaram muito neste momento difícil que estou passando com o término de um relacionamento, pois o primeiro sintoma foi a dor de estômago.
Fico feliz que tenha ajudado Anna. Um término de relacionamento realmente mexe muito com nosso plexo solar. A tendência é mesmo afetar a autoestima e nosso senso do Eu por um tempo, até que você consiga restaurar o equilíbrio. Siga as dicas que elas te ajudarão a se fortalecer nesta fase. E lembre-se de ser gentil consigo mesma.
Amei essas dicas e já começarei a realizar. Foi através do Reiki que descobri uma deficiência energética no meu chacra do plexo solar. E escolhi o site certo para entender melhor. Gratidão. Continuem com esses conteúdos explicativos e de auto-ajuda!
Será uma tarefa constante mas tenho certeza que conseguirei realizar a fluidez novamente.
Uma semana abençoada pra vocês da edição do site!! 😉
Jessica, fico feliz de saber que os artigos estão te ajudando. Obrigada por compartilhar aqui! E o reiki é realmente uma ferramenta maravilhosa, uma energia de muito amor! Abs!
OIII BOM DIA!!
amei a info sobre como equilibrar os chackras, so que tem ate o chacra do plexo solar….tem algum outro link sobre os restantes?
Tomara seja sim!!
Obrigada!
Adorei o artigo, mto boas dicas! Parabéns.
Estou com uma duvida, vc poderia me ajudar?
Aplico Reiki em mim, nos meus animais e no meu marido. Em mim e nos meus animais é sempre, no meu marido a cada 10 dias +ou-.
Ontem aconteceu algo bem estranho. Associo o Reiki com cristais. E qdo terminei a sessão nele , a pedra do chachra do plexo solar estava com pontos escuros! Fiquei chocada, nunca havia visto isso.
Hoje já coloquei tods pra descarregar e limpar no sal grosso. O que isso pode indicar?
artigo fantastico! parabens pelo trabalho =)
Gratidão Renato! Fica o convite para conhecer também o nosso instagram: @terapias_energeticas
Adorei o artigo…gratidão…Namste
Gratidão pela mensagem Tereza.
ameeeeeeeei, mais cade o setimo chakra? ja fiz o exercicio de todos, falta so do setimo.
Foi maravilhoso descobrir tiudo isso através do Reiki meus relacomentlos mudaram energizando o plexo solar
O Reiki tem mesmo uma linda energia de amor. E um Plexo Solar Equilibrado realmente ajuda a construir relacionamentos saudáveis. Namastê!
maravilhoso post!! praticarei as dicas!! obrigada pelo conteudo
Gratidão querida! Boas práticas para vocês!