Cor Vermelha: Significado Espiritual, Emocional e Efeitos Físicos do Vermelho

A Cor Vermelha é uma cor forte. Sua energia é intensa, é a cor relacionada à paixão e à raiva. Ao mesmo tempo, é a cor do vigor, da vitalidade, uma frequência que nos dá energia e impulso.Suas representações mais populares estão na forma do coração e das rosas vermelhas. Além disso, relaciona-se com o Chakra Básico, que representa nossa conexão com nossas bases, como nossa estrutura primordial de sobrevivência nesse plano físico.

No espectro de cores, o vermelho tem um dos maiores comprimentos de onda, perdendo apenas para o amarelo. É por isso que é tão visível! Chama a atenção tão bem que costuma ser usado por pessoas para alertar os outros sobre um perigo iminente. É utilizado nos sinais de PARE e tantos outros avisos importantes visuais de atenção.

Sua popularidade nos avisos deve-se à sua capacidade de chamar a atenção das pessoas – por sua alta visibilidade – alertando-as de um potencial perigo. Da mesma forma, um vestido vermelho também irá imediatamente se destacar e chamar a atenção das pessoas ao redor.

Características Gerais:

Vermelho é a cor do sangue, do fogo e do amor. Está associado a significados como paixão, luxúria, sexualidade, liderança, coragem, força de vontade e determinação. Nos traz segurança e força.

Vermelho simboliza ação, energia e coragem. Evoca paixão e força, para nossa vida e nossas metas e objetivos, tanto no âmbito pessoal como de trabalho. É altamente revigorante, energético e excitante. Está vinculada à nossa necessidade primitiva de sobrevivência e preservação, seja no âmbito emocional ou físico.

Significado Espiritual do Vermelho:

O vermelho é poderoso, e pode ter uma infinidade de significados e implicações espirituais diferentes. Muitas tradições espirituais contam com a presença do vermelho em seus rituais, e a cor pode simbolizar desde paixão e emoção, até sacrifício.

Também tem sido associada ao fogo e à paixão, podendo ser um farol de luz ou um farol de destruição. No mundo moderno, o vermelho é frequentemente visto como uma cor agressiva, a cor da paixão e da raiva. Mesmo no mundo antigo, o vermelho era associado ao sangue dos heróis. E no caso da religião católica, o sangue de Cristo.

Por outro lado, outras pessoas acreditam que o vermelho é uma cor da sorte. Na cultura chinesa, o vermelho é visto como uma cor de sorte. Pode representar a luz do sol ou o próprio sol para outras culturas.

Na Umbanda, muitas das guias (colares) utilizam a cor vermelha. As guias vermelhas costumam estar associadas às Pombas-Giras e à Ogum, mas também podem ser parte das guias dos Exus (preto e vermelho), Omolu, entre outros. As guias vermelhas são úteis para repelir cargas negativas.

A verdade é que, independente de cultura ou religião, o vermelho tem um poder e uma força inegáveis. Seus atributos principais são Estabilidade, Segurança, Ação, Sobrevivência, Poder e Força. Tudo isso pode ser acessado pela cor vermelha num contexto espiritual.

Ela nos dá força e nos ancora. É uma cor “real”, fixa, vibrante e poderosa. Nas Terapias Espirituais é a cor do ancoramento, que nos auxilia na conexão com a terra. Pelo lado do Divino Feminino, representa o sangue da menstruação, que honra os ciclos das mulheres e seu poder de gerar a vida.

Significado Emocional do Vermelho:

O vermelho é uma cor intensa, por isso é natural que as emoções associadas a ele sejam igualmente intensas. Pode significar amor, paixão, ou desejo por alguém ou algo. Também pode indicar uma sensibilidade ou personalidade romântica, quando parte de símbolos universalmente associados ao amor, como as rosas vermelhas e o coração.

É inegável que o vermelho seja uma cor desafiadora, vibrante e estimulante, e que chama a atenção das pessoas. Essa intensidade, porém, pode ser vista como positiva ou negativa. Isso porque, apesar de associada à paixão e ao amor, também é a cor associada aos sentimentos de raiva e perigo. Pode nos colocar num estado de atenção. Dependendo do contexto em que a cor se encontra, pode até aumentar os batimentos cardíacos, causando sentimentos de excitação ou de medo.

Efeitos Físicos da Cor Vermelha:

Vermelho é Vitalidade

Vermelho nos conecta com a energia da vitalidade, força e vigor físico.

Por ser uma cor extremamente ativa, ela auxilia pessoas que andam sem vigor ou vitalidade em seus corpos físicos. Sempre que você está cansado ou sem ânimo, use uma cor ativa, como o vermelho ou o laranja. Ela ajuda o seu corpo físico a se energizar. Uma cor ativa pode te estimular e ajudá-lo a sair de um torpor.

Está com energia baixa? A cor vermelha pode te ajudar também. Isso porque ela é a cor do chakra básico, que é o chakra que rege nosso corpo físico primordial. Por isso, ela vai ajudar a trazer os aspectos dormentes do nosso chakra básico para o equilíbrio.

Pelo lado da saúde, ela tem efeito positivo nos rins, na coluna vertebral, costas, quadris, pernas e pés. Também atua sobre o sistema nervoso ampliando a nossa confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, ajudando superar a depressão e o cansaço.

Além disso, também é indicada para auxiliar no aumento da libido – tanto de homens como mulheres – assim como outros aspectos que possam estar interferindo na reprodução. Lembrando que a cromoterapia é um tratamento energético complementar, não substituindo os tratamentos e técnicas da medicina tradicional.

Por seu efeito de acelerar o sistema imunológico, auxilia na cicatrização de machucados. Também é indicado em problemas menstruais e sanguíneos, como por exemplo nos casos de anemia.

Atributos Positivos da Cor Vermelha:

  • Paixão
  • Energia Física
  • Coragem
  • Poder
  • Desejo/Vontade
  • Impulso
  • Vigor
  • Sedução
  • Estabilidade
  • Coragem
  • Impulsividade
  • Vitalidade

Outro aspecto que vale mencionar é o poder do vermelho na sedução. É uma cor que inspira segurança. Pode ser usada em uma roupa, assim como em um detalhe, como por exemplo um brinco vermelho. Depende do quanto você se sentir à vontade. Para alguns, um batom vermelho já um grande passo.

Cor Vermelha: Poder e Sedução

Vermelho é uma cor extremamente poderosa e pode ser utilizada quando uma pessoa deseja se sentir mais confiante e sedutora.

E não pense que você não pode utilizar esse poder no ambiente de trabalho também! Tem uma reunião para a qual está insegura? Experimente utilizar um sapato da cor vermelha. Ele vai te ajudar ancorando essa energia de segurança em seus pés, guiando seu caminho com mais confiança. Ou você pode, por exemplo, utilizar um caderno de notas vermelho, para te lembrar de suas caraterísticas no momento das reuniões.

Quem mais precisa do Vermelho, geralmente é quem tem mais dificuldades em utilizá-la. Por isso, se você sente que precisa dessa energia mas reluta em usar, é preciso encontrar um meio-termo. Por isso, vá adicionando essa cor aos poucos em seu dia-a-dia, até se acostumar com sua vibração e poder. E veja agora o outro lado, quando o Vermelho está em excesso.

Excesso de Vermelho:

O vermelho deve ser usado com moderação. Por ser muito intenso, pode causar agitação, raiva, dominação e hiperatividade – se usada em excesso.

Atributos Negativos do Vermelho:

  • Impulsividade
  • Inveja
  • Vingança
  • Cegueira Mental
  • Raiva
  • Fome
  • Paixão Cega

Ou seja, se você já é uma pessoa hiperativa, talvez o indicado seja usar uma cor mais calmante, para balancear. Assista ao Vídeo para Saber Mais:

Vermelho nas Terapias Energéticas:

A maioria das terapias energéticas – como Reiki, o Mãos de Luz e tantas outras – seguem o Sistema de Chakras. A Cor Vermelha, no caso, está relacionada ao nosso Chakra Básico

Pedras Vermelhas:

Rubi, Ágata Vermelha, Granada, Cuprita, Jade Vermelha, Jaspe Vermelho, Calcita Vermelha

Cor Complementar do Vermelho:

A cor complementar do Vermelho é o Verde. Assim, se você notar que já tem as características do vermelho em excesso, você pode utilizar sua cor complementar. Além do Verde, o Azul também ajuda a suavizar o excesso de Vermelho, pelo seu efeito calmante.

Cor Vermelha: Características e Como Usar

Assista agora ao nosso vídeo, com um resumo dessa linda cor:

     

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as novidades do site em seu e-mail. Além de ser informado de novos artigos, jogos interativos, lançamento de cursos e outras novidades, você ainda receberá todo mês uma Promoção Exclusiva do site!

 

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Eu amo blog… cores muito agradáveis e tema. Você fazer este site você mesmo ou contratou alguém para fazer isso por você?
    por favor responder como eu estou olhando para criar meu próprio blog e gostaria de descobrir onde u tem
    isto de. muito obrigado