Florais de Bach e Autoconhecimento

Os florais de Bach surgiram na década de 30 na Inglaterra, através dos estudos do médico Homeopata – Dr. Edward Bach (1886-1936). Desde pequeno percebia que a personalidade e o comportamento das pessoas afetavam o seu estado de saúde. Durante os estudos de medicina interessou-se pelos doentes, observando-os como pessoas e não como objetos de estudos, e concluiu que nas enfermidades, a personalidade é mais importante que os sintomas e deve ser prioridade em qualquer tratamento.

Na filosofia dos florais de Bach, a atitude mental desempenha um papel vital na manutenção da saúde e na recuperação da doença. Os florais atuam tratando o indivíduo em vez da doença ou seus sintomas.

Para o Dr. Edward Bach, cada tipo de indivíduo com suas características pessoais e mental, necessita de um ou mais remédios que se identifiquem com ele. Assim, cada um dos 38 essências têm indicações específicas, e para facilitar sua seleção, o Dr. Bach agrupou-os em 7 grupos: Para os que sentem medo; Para os que sofrem de indecisão; Para a falta de interesse no presente; Para os que sentem solidão; Para a hipersensibilidade a influências e opiniões; Para o desalento ou desespero; Para a excessiva preocupação com o bem-estar dos outros.

O uso da terapia floral é de grande importância na área da saúde uma vez que seu potencial está voltado para os problemas que afetam os seres humanos, sem considerar o diagnóstico ou indicação terapêutica habitual, e não se contrapondo a nenhum tratamento médico.

A terapia floral tem como objetivo ajudar nos casos em que a medicina tradicional muitas vezes não encontra solução, por se preocupar em tratar apenas o sintoma e não a causa que motiva a doença ou desequilíbrio.

Assim, sua ação será benéfica e harmonizadora na gravidez, no parto, no puerpério, no recém-nascido, na adolescência, na menopausa, em situações cirúrgicas e emergenciais, entre outros.

O autoconhecimento é o objetivo principal dos florais de Bach – assumindo o controle da mente e das emoções – o indivíduo irá alcançar a paz e equilíbrio que tanto almeja. Ao tomar as gotas das essências florais, previamente selecionadas por um bom terapeuta, ou pelo próprio paciente  – as virtudes florescem e substituem as paixões e vícios. O efeito não é milagroso, nem mágico – e sim um resultado do merecimento, fruto do esforço de cada um – em busca do melhor.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as novidades do site em seu e-mail. Além de ser informado de novos artigos, jogos interativos, lançamento de cursos e outras novidades, você ainda receberá todo mês uma Promoção Exclusiva do site!


Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *