Como Identificar o Citrino Falso do Citrino Verdadeiro?
O Citrino é uma das melhores pedras para se ter em sua coleção de Cristais! Mas antes de falar de suas características principais, é importante dizer que a maioria dos “citrinos” vendidos não são o citrino verdadeiro, mas sim ametistas que passam por um processo de oxidação ao serem colocadas no forno a altas temperaturas. Sim… se você colocar uma ametista no forno com altas temperaturas (fornos industriais), ela muda de cor e fica amarela.
Por vezes, inclusive, são vendidos “citrinos” bem escuros. Foram tostados, ou seja, são ametistas que passaram do ponto no forno.
A grande maioria dos Citrinos comercializados são falsos. Não que os Falsos Citrinos – tostados ou não – não tenham seu valor. Eles ainda assim são pedras e tem sua energia. Mas não são citrinos, e nem tampouco ametistas, pois ele foi alterado. Se você tiver um, entenda que ele trará algumas das qualidades da ametista – porém amenizadas – pois a cor violeta faz parte dos atributos da ametista. Mas essa nova pedra criada também terá os atributos da cor amarela (leia sobre a cor amarela AQUI). Criando assim uma energia diferente tanto do citrino original, como da ametista original.
Os Citrinos com partes brancas – também muito encontrados – também são Citrinos Falsos.
E o Citrino Verdadeiro? Como ele é? O Citrino natural é uma variedade do Quartzo muito rara. Ele pode ter diversos tons de amarelo, que podem ir dos mais claros até tons de champanhe. Por vezes podem até ser confundidos com o quartzo fumê, que chamamos de Citrino Fumado. Porém, se você os colocar no sol, verá o seu fundo amarelado.
Alguns Citrinos tem realmente um tom amarelo bem intenso e ainda assim são naturais, mas nesse caso ele são peças mais caras e raras. Geralmente encontrados no formato de pontas, e não de drusas. Em verdade, o Citrino Verdadeiro em si é mais raro, e portanto mais caro do ponto de vista comercial.
Estes são Citrinos Verdadeiros
Características do Citrino (Verdadeiro):
A pedra citrino é uma pedra com influencias positivas sobre o indivíduo. Trabalha a autoestima, ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse, aumenta a autoconfiança e atua sobre as emoções.
É uma das melhores pedras para trabalhar nosso senso de identidade e nossa autoestima. Além disso, promove a criatividade e a clareza mental. Em meditação, favorece o surgimento de respostas. Como protetor, blinda parte das formas-pensamentos negativas emanadas por outras pessoas.
Mirela Fioresy (Terapias Energéticas), com um Citrino Verdadeiro.
O cristal citrino atrai a luz da energia cósmica e canaliza-a para dentro de si mesmo, te ajudando a canalizar os seus desejos. É uma pedra curativa e energética, que atua na renovação do ser. Ajuda a se livrar dos bloqueios emocionais e libera as emoções reprimidas.
O cristal citrino é a pedra do Poder Pessoal. Este cristal ajuda a aumentar a autoestima e a confiança no próprio potencial. Ajuda a se livrar de medos e fobias e ajuda a relaxar. É uma afirmação positiva para as pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade.
Está ligado ao Chakra do Plexo Solar – que rege nosso Poder Pessoal. Com um poder de cura e purificação, o Citrino é uma pedra excelente para aqueles que estão ficando mais conscientes de seus talentos. Isso porque ele nos ajuda a encontrar e expandir nossas qualidades únicas, de forma mais confiante e segura.
A pedra de Citrino é potente e forte, e é uma pedra clarificadora, que ajuda a ver quais são as coisas que você pode fazer melhor. Ele trás luz para nossas questões ocultas, mas de uma forma positiva e incentivadora. Ele revela através da luz, e jamais do choque.
Características Geológicas do Citrino
Na verdade o conhecido citrino é o quartzo-amarelo. Como um quartzo, é composto a partir da combinação de SiO2 com O. Além disso, na composição do citrino está inserido o elemento que dá a cor amarela, o ferro. É encontrado no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Rússia, França e Escócia.
Artigo por Mirela Fioresy