Cor Laranja: Significado Espiritual, Emocional e Efeitos Físicos do Laranja

É quase automático associar a com laranja com a imagem da fruta Laranja! Pois bem, para escrever este artigo, a primeira imagem que me veio na cabeça foi realmente uma laranja. Ok, um pouco óbvio mas… vocês sabiam que a cor laranja é a mais indicada para tratar distúrbios de alimentação? Vamos conhecer mais então sobre esta cor.

A cor laranja é um dos mais poderosos tons de cor na natureza. Seja usado para tecidos, papel de parede, luzes ou mobiliário, laranja é uma cor que chama a atenção e transmite uma imagem de energia e vitalidade.

É por isso a cor da alegria e do entusiasmo. Aumenta a confiança, estimula o poder mental e físico e ativa a saciedade. Alguns estudos sugerem que ela ajuda na perda de peso. O laranja ajuda a combater uma dieta pobre em nutrientes, ajudando a manter o corpo saudável. É a cor conhecida como a favorita do sol, tem características anti-sépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias.

Características Gerais:

O laranja está relacionado ao Chakra Umbilical. É a cor da alegria, do entusiasmo e da sexualidade, relaciona-se com o sol, o calor, a luz, a alegria, a juventude, a boa saúde e a vitória.

É uma cor viva que geralmente é associada a euforia e disposição enérgica. É jovial, antidepressiva, alegre, leve e transmitindo psicologicamente prazer, despreocupação, fazendo superar a repressão e inibições, abrindo a mente para novos objetivos. Está associada à reprodução, ao movimento, à sensualidade e à atividade.

Significado Espiritual do Laranja:

O Laranja é uma cor que tem um impacto direto no nosso estado de espírito, e esta sua qualidade pode vir a ser usada para beneficiar nossa mente e corpo. Por exemplo, o laranja é sempre associado ao Sol e ao calor.

Por essa associação com o Sol é muito utilizado em artigos religiosos, como nos ornamentos dourados e alaranjados nos altares das Igrejas, por exemplo. Também pela sua associação com o Ouro (assim como o Amarelo), pode passar uma ideia de nobreza e realeza.

Na Umbanda, a Cor Laranja muitas vezes é associada à Iansã, sendo muito usada para dinamismos e pedir a aceleração e a semeadura, para pessoas que tem empresas e querem começar a colher os frutos, ligados ao campo material.

Na cultura ocidental, a cor laranja é associada à prosperidade e ao verão. As frutas cítricas, o limão e o tangerina, estão na raiz disso. Na cultura oriental, a cor laranja tem relações com os infinitos, por isso ela é usada para desenhar o sol e o firmamento.

Nas Terapias Energéticas, está relacionada com o Chakra Umbilical – que rege nossas emoções em relação à nós mesmos, entre outras coisas. Nas Mandalas, promove movimento, alegria e a força da vida.

Significado Emocional do Laranja:

Controla nosso Equilíbrio Emocional. Responsável por aspectos da nossa sexualidade, paixão, liberdade e intuição. Também relacionado como a expressão dos nossos sentimentos e harmonia, nos ajuda a remover repressões e inibições, amplia a mente e a torna receptiva para novas ideias.

Ela é extremamente atraente, provoca um sentimento de bem-estar e contribui para uma sensação de confiança. Eles também têm um papel positivo no transporte de nutrientes vitais para os tecidos do nosso corpo.

O Laranja é a cor do Movimento. Ela incentiva e impulsiona tudo ao seu redor, promovendo o movimento de energias e situações estagnadas.

Efeitos Físicos da Cor Laranja:

O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress. É também

O Laranja é indicado para tratar distúrbios de alimentação e alergias relacionadas à comida.

É uma cor que estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress. É também indicada para tratar distúrbios de alimentação e alergias relacionadas à comida.

Está conectada à tudo que nos faz sentirmos vivos e ativos. Sendo assim, está ligado à nossa Sexualidade e às Atividades Esportivas em geral.

Atributos da Cor:

  • Sexualidade
  • Alegria
  • Calor
  • Sensualidade
  • Liberdade
  • Movimento
  • Otimismo

Excesso de Laranja:

A cor laranja é rica em energia e alegria. Ela aumenta a confiança e a auto-estima, dando um sentimento de autoconfiança e de ser capaz de feitos extraordinários. No entanto, exageros são sempre um problema com as cores. O excesso de laranja pode nos tornar muito centrados em nós mesmos e manipulativos, sem levar em consideração as necessidades dos outros.

Em ambientes, o excesso de laranja pode nos tornar desfocados e hiperativos. Em salas de espera, nos torna mais impacientes que o normal.

Atributos Negativos do Laranja:

  • Hiperatividade
  • Impaciência
  • Aumento do Apetite
  • Exagero
  • Falta de Foco

Laranja e as Terapias Energéticas

A maioria das terapias energéticas – como Reiki, o Mãos de Luz e tantas outras – seguem o Sistema de Chakras. A Cor Laranja, no caso, está relacionada ao Chakra Umbilical.

Pedras Laranjas:

Jade Laranja, Carneliana, Calcita Laranja, Ágata Fogo, Quartzo Laranja, Rodocrosita Laranja, Granada Laranja, Âmbar Laranja

Cor Complementar do Laranja:

A cor complementar do Laranja é o Azul Índigo. Se você notar que as características do Laranja são atributos que você tem em excesso, você pode utilizar sua cor complementar.

Cor Laranja: Características e Como Usar

Assista agora ao nosso vídeo e saiba como usar essa linda cor:

     

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as novidades do site em seu e-mail. Além de ser informado de novos artigos, jogos interativos, lançamento de cursos e outras novidades, você ainda receberá todo mês uma Promoção Exclusiva do site!

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Autoral. Compartilhe o Link do Artigo.